A utilização das redes sociais é uma importante estratégia de marketing digital que permite não só conhecer e aproximar-se do seu público-alvo, como também aumentar a visibilidade da marca e aumentar a divulgação e venda dos seus produtos ou serviços (o chamado
social selling).
No entanto conseguir o engagement dos seus seguidores com a marca através das redes sociais pode ser um grande desafio.
O que é o engagement?O customer engagement pode ser definido como o conjunto
de interações entre o cliente e a marca, indo para além da compra dos
seus produtos ou serviços. No caso das redes sociais, o engagement pode refletir-se em ações como:
- Gostos, comentários ou partilhas
- Menções da marca
- Cliques nas publicações
4 formas de aumentar a interação nas redes sociais
1 - Produza conteúdos relevantesO primeiro aspeto essencial a ter em consideração para ser bem sucedido na sua estratégia nas redes sociais tem a ver com o
conteúdo produzido.
Para além da partilha de conteúdo que vá de encontro com aquilo que a sua marca oferece, é importante analisar também a sua
persona e quais os conteúdos pelos quais ela terá maior interessse.
2 - Ofereça conteúdos de qualidadeUm outro importante aspeto a ter em atenção no que diz respeito ao conteúdo é a
qualidade do mesmo.
De pouco adianta produzir conteúdo de elevado interesse para o seu
público-alvo se este depois é acompanhado por imagens, vídeos ou audios pouco apelativos ou com definição reduzida.
3 - Convide os seus seguidores à interaçãoUma forma direta de aumentar o engagement nas redes sociais é convidar os seus seguidores a
interagirem com as suas publicações através de
CTA's (call-to-action).
Procure utilizar incentivos como:
"Diga-nos o que pensa" ou "Partilha com um amigo que se identifica com este post".
Outra tática pode passar por fazer perguntas aos seus seguidores. Desta forma estará não só a obter informação relevante sobre a opinião do seu público, mas também a aumentar o envolvimento deles com a marca.
4 - Seja consistente Quando falamos em redes sociais, é importante ter em atenção à necessidade de
consistência e frequência nas publicações. Se fizer apenas algumas publicações por mês, com grande distância entre elas, o mais provável é que não consiga obter um grande alcance e o engagement será consequentemente menor.
Por esse motivo, é essencial planear o conteúdo e o calendário das publicações com alguma antecedência de forma a garantir a frequência das publicações.
Com que frequência deve publicar nas redes socias?A frequência das publicações varia entre cada negócio e cada rede social.
No entanto, existe algum consenso entre 1 publicação diária no caso do Instagram e 2 publicações diárias no Facebook.
Veja Também: