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Como melhorar o engagement nas redes sociais?

19 jul,2022

Social media icons
A utilização das redes sociais é uma importante estratégia de marketing digital que permite não só conhecer e aproximar-se do seu público-alvo, como também aumentar a visibilidade da marca e aumentar a divulgação e venda dos seus produtos ou serviços (o chamado social selling).

No entanto conseguir o engagement dos seus seguidores com a marca através das redes sociais pode ser um grande desafio.

O que é o engagement?
O customer engagement pode ser definido como o conjunto de interações entre o cliente e a marca, indo para além da compra dos seus produtos ou serviços. No caso das redes sociais, o engagement pode refletir-se em ações como:
  • Gostos, comentários ou partilhas
  • Menções da marca
  • Cliques nas publicações

4 formas de aumentar a interação nas redes sociais



1 - Produza conteúdos relevantes
O primeiro aspeto essencial a ter em consideração para ser bem sucedido na sua estratégia nas redes sociais tem a ver com o conteúdo produzido.
Para além da partilha de conteúdo que vá de encontro com aquilo que a sua marca oferece, é importante analisar também a sua persona e quais os conteúdos pelos quais ela terá maior interessse.

2 - Ofereça conteúdos de qualidade
Um outro importante aspeto a ter em atenção no que diz respeito ao conteúdo é a qualidade do mesmo.
De pouco adianta produzir conteúdo de elevado interesse para o seu público-alvo se este depois é acompanhado por imagens, vídeos ou audios pouco apelativos ou com definição reduzida.

3 - Convide os seus seguidores à interação
Uma forma direta de aumentar o engagement nas redes sociais é convidar os seus seguidores a interagirem com as suas publicações através de CTA's (call-to-action).
Procure utilizar incentivos como:
"Diga-nos o que pensa" ou "Partilha com um amigo que se identifica com este post".

Outra tática pode passar por fazer perguntas aos seus seguidores. Desta forma estará não só a obter informação relevante sobre a opinião do seu público, mas também a aumentar o envolvimento deles com a marca.

4 - Seja consistente
Quando falamos em redes sociais, é importante ter em atenção à necessidade de consistência e frequência nas publicações. Se fizer apenas algumas publicações por mês, com grande distância entre elas, o mais provável é que não consiga obter um grande alcance e o engagement será consequentemente menor.
Por esse motivo, é essencial planear o conteúdo e o calendário das publicações com alguma antecedência de forma a garantir a frequência das publicações.

Com que frequência deve publicar nas redes socias?
A frequência das publicações varia entre cada negócio e cada rede social.
No entanto, existe algum consenso entre 1 publicação diária no caso do Instagram e 2 publicações diárias no Facebook.

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