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Segmentação de mercado: O que é e como fazer?

28 set,2022


A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos.

Ao dividir o mercado em diferentes grupos com caraterísticas semelhantes, a segmentação permite criar propostas e direcionar estratégias de marketing mais assertivas para o público-alvo de uma empresa, visto que é expectável que esse segmento tenha uma reação semelhante a cada estímulo.

Qual a importância da segmentação?

Conforme mencionado anteriormente, o principal benefício da segmentação reside no facto de esta permitir traçar um perfil do seu público-alvo, ajudando-o assim na criação da persona do seu negócio.

A definição do público-alvo e da persona permitem a criação de estratégias mais personalizadas e adequadas, aumentando assim a probabilidade de conseguir a conversão.

Como fazer segmentação de mercado?

Para fazer uma segmentação de mercado é necessário identificar alguns critérios que afetam a decisão de compra:
  • Demografia
  • Geografia
  • Estilo de vida
  • Comportamento
  • Fatores socioeconómicos
  • ...

Assim, é possível identificar 4 tipos de segmentação:



Segmentação geográfica

A segmentação geográfica tem como principal objetivo dividir o mercado tendo por base a sua localização geográfica, ou seja, de acordo com o país, região e cidade de residência.


Este tipo de segmentação é importante para perceber quais as necessidades das pessoas em função da sua localização. Por exemplo, pessoas que habitem numa região de muito calor muito provavelmente sentirão uma maior necessidade de ar condicionado, enquanto que as que se encontram numa região mais fria a procura por aquecedores será maior. Imagine que possui uma empresa que oferece ambas as soluções: Poderá criar campanhas online distintas para um destes segmentos, oferecendo o produto que melhor se adequa.


Segmentação demográfica
O tipo de segmentação demográfica é um dos modelos de segmentação mais utilizados, e tem como objetivo identificar quais os dados demográficos de quem compra/usufrui dos seus produtos/serviçso, nomeadamente:

  • Idade
  • Género
  • Religião
  • Nível de escolaridade
  • Profissão
  • Nível de rendimentos
  • ...

Ao obter um leque de informações mais detalhado sobre o consumidor, torna-se mais fácil de identificar e optar por uma linha de comunicação mais eficaz para com o seu público.


Segmentação Comportamental
Tal como o próprio nome indica, este tipo de segmentação tem por base o comportamento da pessoa em relação aos produtos/serviços que a marca oferece, procurando identificar hábitos e comportamentos em comum de um determinado grupo.
Neste tipo de segmentação são levados em consideração fatores como gostos e preferências pessoais, frequência de compra, comportamentos em compras anteriores, etc.


Segmentação Psicográfica
A segmentação psicográfica é bastante semelhante à segmentação comportamental e avalia comportamentos, estilo de vida, personalidade, interesses e opiniões do consumidor para definir um segmento do mercado.
Este tipo de segmentação permite agrupar pessoas com traços psicológicos semelhantes, possibilitando a criação de uma estratégia de marketing mais personalizada.



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