O
marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital que consiste na criação e partilha de conteúdos com o seu público-alvo, ajudando no processo de criação da
consciência da marca e atração de clientes.
No entanto, tal como em todas as
estratégias de marketing digital, é fundamental prestar atenção às novas tendências do público-alvo e adaptar a estratégia de acordo com os novos comportamentos da sua
persona.
Por esse motivo, reunimos 5 tendências que de acordo com
um estudo do Hubspot deverá ter em atenção na sua estratégia de criação de conteúdos:
1 - Conteúdo "Short-form video"O vídeo tornou-se a principal ferramenta utilizada nas estratégias de conteúdo.
O tipo de conteúdo nos vídeos, bem como quais as plataformas utilizadas para a sua divulgação irão depender dos objetivos de cada negócio, no entanto são os vídeos mais curtos que captam mais atenção e provocam um maior engagement, portanto se ainda não começou a utilizar o designado
short-form video, talvez seja uma boa altura para começar a considerar este tipo de conteúdo.
2 - SEOApesar de o investimento em
SEO continuar a ser uma tendência na estratégia de marketing de conteúdo em 2022, verfica-se uma ligeira mudança na forma como esta otimização é feita: o foco passou a ser na utilização de palavras-chave estratégicas no conteúdo criado, na otimização mobile e no
link building.
3 - PodcastsOs Podcasts são uma excelente ferramenta do marketing de conteúdo, uma vez que permitem abordar assuntos que vão ao interesse do
público-alvo, contribuindo para a aproximação e engagement com a audiência.
Por esse motivo, têm-se assistido a um investimento crescente neste tipo de comunicação, abrindo caminho para a criação de um novo conceito: plataformas de conversas por voz.
4 - Responsabilidade Social Os temas relacionados com a responsabilidade social já foram elencados como uma das tendências do marketing digital para 2022 no nosso blog. No entanto, de acordo com o Hubspot, este é um aspeto que se tornará crítico para os criadores de conteúdo este ano, uma vez que os consumidores valorizam cada vez mais os valores partilhados com as marcas.
5 - Permanência dos eventos híbridos e virtuaisEmbora em tempos tenham caído em desuso, a pandemia covid-19 voltou a dar vida aos eventos online (como por exemplo webinars e workshops), e mesmo agora com o alívio da maior parte das restrições, têm-se assistido a uma aposta em eventos híbridos.
A opção por este tipo de eventos tem como principal benefício permitir a continuidade da interação do consumidor com a marca. Para além disso, no caso dos eventos híbridos confere uma maior flexibilidade à audiência, uma vez que podem escolher qual a opção que lhe será mais conveniente.