A taxa de rejeição (também conhecida como
bounce rate) é uma métrica muito importante no Marketing Digital, e diz respeito à percentagem de pessoas que visitam um site e saem sem qualquer tipo de interação, como por exemplo a visita de outras páginas do website, ou o preenchimento de um formulário.
Esta percentagem pode ser analisada em ferramentas como o Goole Analytics, e não deve ser confundida com a taxa de saída.
Enquanto que a taxa de rejeição se refere à percentagem de visitantes que abandonam o website sem interagirem com ele, a taxa de saída é uma métrica que mostra quantas pessoas estão a sair do website em determinada página.
Como diminuir a taxa de rejeição?O motivo pelo qual é tão importante estar atendo à
bounce rate do seu website é porque este é um indicador de que a página não é forte o suficiente para causar o
engagement do visitante.
Por esse motivo, se pretende diminuir a taxa de rejeição do seu site, a solução passa pelo foco no utilizador e na sua experiência.
Para isso importa ter em consideração fatores como:
1 - Experiência mobileCada vez se torna mais importante providenciar uma boa
experiência aos visitantes do website, principalmente através dos dispositivos móveis.
Garanta que as páginas do website possuem um
design responsivo, com facilidade em aceder aos elementos clicáveis e com uma ótima capacidade de leitura e visualização dos imagens.
2 - Carregamento da páginaNa era digital, uma das piores experiências que se pode ter é deparar-nos com um site que demora demasiado tempo a carregar. Nessas situações, aquilo que maioritariamente acontece é desistirmos desse carregamento e abandonar o website.
Por esse motivo, é importante garantir que o tempo de carregamento das páginas do seu site está totalmente otimizado. A ferramenta
Google PageSpeed Insights pode ajudá-lo a diagnosticar e melhorar o desempenho do seu site.
3 - Botões Call to ActionOs
CTAs são uma ferramenta essencial para garantir o engagement e incentivar os visitantes a realizar algum tipo de ação.
Utilize os seus CTAs de forma estratégica, colocando-os de forma visível e apelativa para que estes não passem despercebidos na sua página.
4 - O conteúdo é essencialDe pouco adianta se tiver uma página com um design apelativo se no final de contas e conteúdo do seu website não vai de encontro às expectativa e necessidades do visitante.
Quando alguém faz algum tipo de pesquisa na internet e clica nos resultados, pretende encontrar facilmente o tipo de informação que procura, e quando isso não acontece o mais provável é que abandone o site.
Por esse motivo, garanta que produz conteúdos de relevância para a sua
persona.
Para além disso, tenha em atenção se os
títulos e
descrições das suas páginas estão de acordo com o seu conteúdo, de forma a não criar expectativas erradas aos visitantes.