O que é? De forma simplificada, SEO (Search Engine Optimization) refere-se ao processo de otimização do website de forma a aumentar o tráfego orgânico.
É possível identificar 2 táticas de SEO:
SEO on-pageRefere-se à otimização das páginas web de forma a que estas se adequem aos fatores de posicionamento dos motores de pesquisa. Para isso, é importante garantir que o website possui conteúdos relevantes e que a sua estrutura está pensada para garantir uma boa experiência ao utilizador.
Mas então como trabalhar o SEO on-page? A DIWA recolheu alguns exemplos de ações essenciais a ter em consideração:
1. Utilizar palavras-chaves relevantes A escolha de
palavras-chave é algo crucial quando está a trabalhar o posicionamento orgânico do seu website. É importante que defina quais as palavras-chave que melhor definem o conteúdo do seu website e depois aplicá-las de forma estratégica ao longo do seu website. Será através delas que os motores de pesquisa ficarão a saber do que o seu website se trata e, portanto será através delas que saberão se o seu website é ou não relevante para ser apresentado nos resultados de pesquisa.
2. Criar e aperfeiçoar as Meta DescriptionsAs
Meta Descriptions referem-se à breve descrição que se encontra junto do seu website quando este aparece nos resultados de pesquisa e fornece informações sobre o conteúdo da página.
3. Otimização de Title TagsAs
Title Tags fornecem a quem visualiza a página nos resultados do motor de pesquisa informações sobre o conteúdo da página. Por esse motivo, é importante que estas possuam palavras-chave relevantes de forma a encorajarem a mais cliques e gerarem mais tráfego.
4. Adicionar e Otimizar ImagensA inclusão de imagens no seu website pode aumentar o alcance da página uma vez que os motores busca recorrem também à procura de elementos visuais (como é o exemplo das Imagens do Google). No entanto é preciso ter em atenção a sua otimização, nomeadamente ter em atenção o tempo de carregamento, a criação de
alt-tags que permitem ao Google perceber qual o conteúdo da imagem e a escolha correta no nome da imagem.
SEO off-page Refere-se à otimização que é feita de forma "externa" ao website de forma a melhorar a classificação nos motores de pesquisa. Este esforço normalmente reflete-se através de ações como o
Link building (quando outras páginas referenciam o seu website) e promoção nas redes sociais com o objetivo de gerar mais tráfego para o website.
Como funciona