O
customer engagement pode ser definido como o conjunto de interações entre o cliente e a marca, indo para além da compra dos seus produtos ou serviços.
O
engagement é, assim, uma importante
estratégia no marketing digital de forma a aprofundar a relação com o cliente.
Quando o
customer engagement é alcançado, as marcas conseguem perceber mais facilmente qual a perceção que o consumidor tem dela, e se estão ou não satisfeitos com aquilo que a marca oferece. Quando a
experiência do consumidor é positiva, através do
engagement - como por exemplo partilhas e comentários nas redes sociais - os clientes podem inclusive tornarem-se promotores da marca.
Para além disso, o envolvimento do consumidor com a marca permite ainda melhorar a reputação da marca no mercado.
Como conquistar o customer engagement
Identifique quem são os seus clientes ideais Tal como para outras estratégias no marketing digital, é essencial identificar quem é a sua
persona (a representação do seu cliente ideal).
Procure perceber de que é que estes tendem a se envolver com a marca e o que valorizam no processo de compra e na sua vida em geral.
Tenha uma presença consolidada nas redes sociaisNo que diz respeito ao
engagement, as
redes sociais são a plataforma mais utilizada no envolvimento dos clientes com a marca.
Por isso é importante descobrir em que redes sociais o seu
público-alvo está presente e produzir conteúdo relevante.
Aposte na criação de conteúdoUma vez identificado quem são os seus clientes, o que eles valorizam e quais as suas necessidades, é altura de começar a produzir conteúdo relevante e de qualidade que vão de encontro aos seus interesses, ou seja, aposta no
marketing de conteúdo.
Ao criar, por exemplo, um artigo no blog sobre um assunto que vai de encontro às necessidades dos seus clientes, a probabilidade de que estes o partilhem e difundam nas redes sociais aumenta, provocando o
engagement.