Uma lead é uma demonstração de interesse por parte de um potencial cliente, representando assim uma oportunidade de negócio.
A geração de leads é portanto a conversão de pessoas que de alguma forma conheceram a sua marca, em potenciais clientes.
Como gerar leads?BlogO blog é a ferramenta principal do
Marketing de Conteúdo e que potencia o
Inbound Marketing.
A produção de conteúdo informativo relevante através desta ferramenta, atrai mais visitantes para o seu site, constituindo assim uma oportunidade de captação de leads. No entanto, importa ter em atenção que para transformar esses visitantes em leads é necessária a definição de
CTAs (
call-to-action), que permitam estabelecer uma maior relação com o visitante (por exemplo a inclusão de formulários de contacto).
Free TrialsA disponibilização de
free trials é uma prática muito utilizada na angariação de leads.
A oferta consiste em disponibilizar por exemplo um período experimental gratuito de determinado produto ou serviço, ou então determinada ferramenta com funcionalidades limitadas, sob a condição de preencher um formulário ou criar uma conta onde constem informações de contacto.
Desta forma, o fornecedor desse produto/serviço consegue facilmente contactar o utilizador para procurar vender a versão paga ou a versão mais completa.
Publicidade OnlineA criação de anúncios pagos (como por exemplo através do
Google Ads ou do
Facebook Ads) é uma boa ferramenta para a captação de leads. Para além de estes oferecerem a hipótese da criação de formulários específicos, através destes canais é possível dirigir a comunicação de forma bastante segmentada, fornecendo assim uma maior precisão na direção dos conteúdos.
Email marketingO
email marketing, através da utilização da base de contactos para o envio de mensagens e ofertas personalizadas são uma ótima ferramenta para aprimorar a relação com os destinatários.
Procure enviar emails segmentados de acordo com o perfil de cada contacto, e evite o envio de comunicação não autorizada pelos destinatários.
Como nutrir leads?A nutrição de leads refere-se à construção do
customer engagement, de forma a ganhar a sua confiança e potenciar a ação de compra.
1. Defina a personaA definição de uma
persona, por se basear na representação do seu cliente ideal, será uma importante ferramenta na definição da estratégia de comunicação.
2. Defina os conteúdosUma vez definida a
persona, adapte os conteúdos que irá utilizar na comunicação às suas caraterísticas.
3. Defina um calendárioA definição de um calendário irá permitir que os seus conteúdos sejam publicados e divulgados na altura certa para a pessoa certa.
4. Produza os conteúdosUma vez definido o
timing para cada publicação, comece a pensar e a produzir os conteúdos de forma a que, quando a altura chegar, tenha todos os conteúdos necessários para iniciar a comunicação.
5. Analise resultadosA análise de resultados é uma etapa essencial em cada estratégia ou ação. Acompanhe o desempenho e resultados das suas ações e analise se será necessário proceder a alguma alteração.
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