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Leads: O que são, como gerar e nutrir

17 jan,2022

Inbound
Uma lead é uma demonstração de interesse por parte de um potencial cliente, representando assim uma oportunidade de negócio.
A geração de leads é portanto a conversão de pessoas que de alguma forma conheceram a sua marca, em potenciais clientes.

Como gerar leads?
Blog
O blog é a ferramenta principal do Marketing de Conteúdo e que potencia o Inbound Marketing.
A produção de conteúdo informativo relevante através desta ferramenta, atrai mais visitantes para o seu site, constituindo assim uma oportunidade de captação de leads. No entanto, importa ter em atenção que para transformar esses visitantes em leads é necessária a definição de CTAs (call-to-action), que permitam estabelecer uma maior relação com o visitante (por exemplo a inclusão de formulários de contacto).

Free Trials
A disponibilização de free trials é uma prática muito utilizada na angariação de leads.
A oferta consiste em disponibilizar por exemplo um período experimental gratuito de determinado produto ou serviço, ou então determinada ferramenta com funcionalidades limitadas, sob a condição de preencher um formulário ou criar uma conta onde constem informações de contacto.
Desta forma, o fornecedor desse produto/serviço consegue facilmente contactar o utilizador para procurar vender a versão paga ou a versão mais completa.

Publicidade Online
A criação de anúncios pagos (como por exemplo através do Google Ads ou do Facebook Ads) é uma boa ferramenta para a captação de leads. Para além de estes oferecerem a hipótese da criação de formulários específicos, através destes canais é possível dirigir a comunicação de forma bastante segmentada, fornecendo assim uma maior precisão na direção dos conteúdos.

Email marketing
O email marketing, através da utilização da base de contactos para o envio de mensagens e ofertas personalizadas são uma ótima ferramenta para aprimorar a relação com os destinatários.
Procure enviar emails segmentados de acordo com o perfil de cada contacto, e evite o envio de comunicação não autorizada pelos destinatários.

Como nutrir leads?
A nutrição de leads refere-se à construção do customer engagement, de forma a ganhar a sua confiança e potenciar a ação de compra.



1. Defina a persona
A definição de uma persona, por se basear na representação do seu cliente ideal, será uma importante ferramenta na definição da estratégia de comunicação.

2. Defina os conteúdos
Uma vez definida a persona, adapte os conteúdos que irá utilizar na comunicação às suas caraterísticas.

3. Defina um calendário
A definição de um calendário irá permitir que os seus conteúdos sejam publicados e divulgados na altura certa para a pessoa certa.

4. Produza os conteúdos
Uma vez definido o timing para cada publicação, comece a pensar e a produzir os conteúdos de forma a que, quando a altura chegar, tenha todos os conteúdos necessários para iniciar a comunicação.

5. Analise resultados
A análise de resultados é uma etapa essencial em cada estratégia ou ação. Acompanhe o desempenho e resultados das suas ações e analise se será necessário proceder a alguma alteração.

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