O que é o Link BuildingO
Link Building é uma das principais estratégias de
SEO (
Search Engine Optimization).
Esta estratégia consiste na construção de uma rede de links (internos ou externos) para as páginas do seu website de forma a enviar ao Google sinais de relevância e autoridade do website, resultando assim num melhor posicionamento nos resultados de pesquisa (SERP).
Link Building e SEOEmbora seja um dos critérios mais importantes, não é apenas a quantidade de links que direcionam para uma determinada página que afeta o seu posicionamento no Google.
Para além do número de links, o algoritmo do Google tem também em consideração fatores como a diversidade (ou seja, diversos websites a direcionarem para a sua página) e a confiabilidade dos links.
Um outro critério está relacionado com o contexto do link, isto é, as ligações direcionadas para a página do seu website devem estar relacionados com o seu conteúdo. Por esse motivo, independentemente da estratégia que utilize para a construção de uma rede de links - como por exemplo o recurso a
guest posts ou a divulgação de conteúdos nas redes sociais - deve ter sempre em consideração a qualidade e o contexto desses mesmos links.
Até agora referimo-nos essencialmente aos links externos (ou seja, link de websites de terceiros), no entanto o
link building interno (links de outras páginas dentro do seu próprio website), também pode ser um fator de influência do posicionamento orgânico. Como? Ao direcionar links para determinada página, está a dar indicação ao Google de que, dentro do seu website, aquela é uma página relevante.
Imagem: Internet vector created by vectorjuice - www.freepik.com
Veja Também: