Para quem já trabalha com o Marketing, já está familiarizado com os 4P's do Marketing Mix -
Produto, Preço, Distribuição e Comunicação.No entanto, com o crescer do digital tornou-se necessária a consideração de outros fatores na definição de um plano de marketing digital: Os 8'Ps
PesquisaO primeiro 'P' refere-se à Pesquisa, um passo fundamental em qualquer
estratégia de Marketing. É através da pesquisa que ficará a conhecer melhor o comportamento dos consumidores, as suas motivações e as principais tendências. A pesquisa é fundamental para definir o seu público-alvo e orientar as ações de marketing.
PlaneamentoUma vez feita a pesquisa e recolhida toda a informação necessária, é hora de planear quais as melhores estratégias para atingir e converter o seu público-alvo. Se, por exemplo, está a planear utilizar as
redes sociais, reflita sobre as seguintes questões: Quais serão as mais adequadas? Que tipo de conteúdo pretende partilhar? Com que frequência?
Estas são apenas apenas algumas questões que deve ter em consideração antes de implementar a sua estratégia.
ProduçãoAqui falamos da produção da estratégia, de tornar o planeamento feito em algo tangível e colocá-lo em prática.
Para isso, comece a utilizar as ferramentas que irá necessitar, como por exemplo as Redes Sociais, o Website,
Google Ads ou o Google Analytics etc.. O importante é utilizar as opções que mais se adequam aos seus objetivos.
PublicaçãoEsta é a fase de ativação do seu projeto. Aqui procure focar-se no marketing de conteúdo, que são do interesse do seu público, sendo mais propício à geração de
leads.
PromoçãoO 5º 'P' refere-se à promoção do seu produto ou serviço. Uma forma de o conseguir é através de anúncios pagos como o Google ads ou o
Facebook ads.
PropagaçãoNesta fase o objetivo é tornar as suas campanhas virais com a ajuda do seu público-alvo. Ou seja, a ideia é incentivar o seu público a partilhar o seu conteúdo tornando-o viral. Para isso, procure garantir a sua total satisfação, através de, por exemplo, um atendimento diferenciado, um seguimento pós-venda ou demonstrar disponibilidade e interesse no feedback do cliente.
PersonalizaçãoA personalização é um elemento chave para a fidelização do cliente. Através da personalização, o seu público começa a sentir-se mais próximo da marca, o que para além da fidelização, provoca o engagement (como por exemplo em blogs ou nas redes sociais), contribuindo para o aumento da relevância da marca.
Precisão No marketing digital, o processo de medição de cada ação é bastante mais fácil. Por esse motivo, o último 'P' diz respeito à avaliação dos resultados das estratégias utilizadas, permitindo analisar se estas foram ou não bem sucedidas. Para isso utilizam-se os chamados
KPI's (key performance indicators, ou indicadores-chave de performance), como por exemplo o ROI (retorno sobre o investimento) ou a taxa de conversão.
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