O que é?
O alt text refere-se à descrição dos elementos visuais de
uma imagem e que permite aos motores de pesquisa (nomeadamente o
Google), obter informação sobre o conteúdo da imagem, ou seja o que ela
representa.
Tenha em atenção que o título da imagem e o alt text são dois elementos
distintos: Enquanto que o título da imagem se refere ao nome, o alt text
refere-se à sua descrição. Como escrever o Alt Text No momento da criação do alt text, importa relembrar qual o seu objetivo: descrever o conteúdo da imagem.
De acordo com o
Google, ao escolher o
alt text, deve concentrar-se na criação de conteúdo útil e informativo relacionado com o conteúdo da página.
Para além disso, não deve utilizar demasiadas
palavras-chave uma vez que pode interferir com a experiência do utilizador e fazer com que o site seja visto como spam. Por isso, procure criar um
alt text que seja o mais descritiva e objetiva possível.
Considere o seguinte exemplo:
Para a criação de um alt text para esta imagem um mau exemplo seria "Gato"
Já um bom exemplo seria "Gato branco e cinzento a brincar uma bola de lã cor-de-rosa"
Porque é que o alt text é importante?Acessibilidade e Experiência do UtilizadorO alt text garante que todo o conteúdo visual é acessível a todos os utilizadores, como por exemplo invisuais ou utilizadores que por qualquer motivo não estejam a conseguir visualizar a imagem. Nestas situações, aquilo que surge é o alt text que dá a informação do que seria suposto estarem a visualizar naquela imagem.
Geração de tráfego Apesar da evolução contínua dos motores de busca no que diz respeito ao reconhecimento de imagens, a verdade é que ainda não conseguem "ver" as imagens da mesma forma que nós. Por esse motivo é importante que essa informação lhe seja fornecida.
Ao obter a informação sobre o conteúdo da imagem, é mais provável que as imagens também surjam nos resultados de pesquisa, como é o exemplo do
Google Images funcionando como mais uma porta de entrada de tráfego para o seu website.
Veja Também: