A persona é uma representação do cliente ideal e funciona como uma ferramenta de
segmentação de mercado. Uma persona é construída com base em dados reais sobre o comportamento e caraterísticas dos clientes.
Porque criar uma persona?A criação de uma persona ajuda a empresa a conhecer o seu
público-alvo com mais profundidade, permitindo obter uma visão mais clara e objetiva.
Assim, uma persona ajuda a determinar o tipo de conteúdo que o irá ajudar a atingir os seus objetivos
1 - Ajuda a definir o tom, linguagem e o que tipo de conteúdo que deve criar;
2 - Ajuda a definir a
estratégia de marketing;
3 - Fornece informação sobre, por exemplo, quais redes sociais utilizar, quais os meios de comunicação que deve investir, e qual o foco da comunicação sobre o produto/serviço.
Como criar uma persona De acordo com o
SEMrush, inicialmente os profissionais de marketing tendem a dar um nome e foto fictícios à persona e depois com outros detalhes, nomeadamente:
Demografia- Idade e o género
- Rendimento anual
- Localização
- Nível de educação
Situação ProfissionalImportante para determinar se a segmentação é dirigida aos
decision makers ou aos consumidores dos produtos ou serviços.
- Cargo que exerce
- Setor de atividade
Características PsicológicasAs características psicológicas são dados importantes para a construção do perfil, dado que cada vez mais os consumidores procuram empresas/marcas que vão de encontro aos seus interesses e ideais.
- Metas pessoais e profissionais
- Principais crenças e valores
Desafios e Pontos FracosAo descobrir os principais problemas do cliente, a empresa poderá fornecer uma solução mais enquadrada e satisfatória.
- Quais os maiores problemas e pontos fracos
- Quais os obstáculos a serem superados e desafios que enfrentam
- Quais os medos (sejam eles racionais ou irracionais).
Fontes de informação e de influênciaAo descobrir quais as opiniões que o cliente ideal valoriza e quais as principais plataformas que utiliza, torna-se mais fácil decidir sobre onde concentrar a comunicação.
- Preferência relativamente a blogs, redes sociais e websites
- Quem são os principais influenciadores e líderes de opinião
- Quais os eventos e conferências de interesse.
Processo de compra- Função da persona no processo de tomada de decisão
- Com que frequência efetua a compra
- O que a impede de comprar
Como encontrar dados para criar uma persona?Uma das formas fáceis de obter dados para a criação de uma persona é utilizar os seus clientes atuais.
Após definir quais os dados que pretende recolher, pode optar por entrevistas ou questionários, solicitar informação à sua equipa de vendas ou responsável pela gestão de clientes, ou então por exemplo optar pela recolha de dados digitais (como por exemplo o Google Analytics).
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