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SEO para Imagens: O que é e como fazê-lo

19 set,2022


SEO (Search Engine Optimization) para imagens refere-se ao processo de otimização das imagens que estão num website, com vista a aumentar a probabilidade de estas surgirem bem posicionadas no Google Imagens.

A correta otimização de imagens para SEO é algo que por vezes acaba por ser negligenciado. Isto acontece não só pelo facto de o foco incidir muitas vezes apenas na otimização em termos de texto, mas também pelo facto de quando se falar em otimização para imagens, muitas vezes presta-se atenção apenas ao atributo alt text. No entanto, o SEO para imagens é um processo que vai para além da definição desses atributos.

Porque deve investir em SEO para imagens?
O SEO para imagens refere-se à otimização de imagens tendo em vista essencialmente 2 objetivos principais:

1 - Gerar mais tráfego, melhorando o posicionamento nas pesquisas do Google Imagens e atraindo assim mais visitantes;

2 - Otimização do website no geral, uma vez que através de ações como redimensionar o tamanho da imagem, melhoram a velocidade do website e a experiência do visitante, contribuindo assim também para uma melhoria no posicionamento nos resultados de pesquisa.

Como fazer SEO para imagens?

Conforme mencionado no início deste artigo, a otimização das imagens é um processo mais complexo do que definir apenas o alt text. Existe todo um conjunto de outras ações que devem ser feitas, e que podem melhorar o seu ranking no Google Imagens.


Image by storyset on Freepik


Nome do arquivo da imagem
O nome do arquivo das imagens deve ser um dos primeiros fatores a ter em consideração.
Apesar de os crawlers do Google conseguirem compreender textos, possuem alguma limitação na compreensão de imagens.
Por esse motivo, torna-se importante criar um nome que seja descritivo, de forma a dar informação ao Google sobre do que a imagem se trata.

Considere o seguinte exemplo:
Imagine que possui uma loja online de calçado. Na página do produto, carrega uma imagem de umas sapatilhas, cujo nome é "IMG788.JPEG". Neste exemplo, o nome do arquivo não fornece qualquer tipo de informação sobre o conteúdo da imagem. Por outro lado, o carregamento de uma imagem com o nome "sapatilhas-nike-vermelhas.JPEG" fornece mais informação sobre o ficheiro.

Alt text
O alt text e o nome da imagem são dois conceitos por vezes confundidos, que no entanto possuem funções bastante distintas.
A definição de alt tags é um dos fatores mais importante quando se fala em otimização de imagens para SEO. O alt text tem como função descrever o conteúdo da imagem.
Para além de "informar" o algoritmo dos motores de pesquisa sobre o conteúdo da imagem, o alt text tem também como função ajudar utilizadores com deficiência visual a decifrarem esse mesmo conteúdo, e é ainda também exibido quando, por algum motivo, os utilizadores não conseguem carregar a imagem (surgindo esse texto descritivo no lugar da imagem).

Por esse motivo, na altura em que estiver a criar um alt text para a sua imagem, é importante que este seja o mais descritivo possível, incluíndo se possível palavras-chave relevantes.

Dimensão da imagem
Outro aspeto a considerar quando falamos em SEO para imagens, é a dimensão da imagem.
Este fator tem uma grande influência na velocidade do carregamento do website. Ou seja, quanto maiores e "mais pesadas" forem as imagens, maior será o tempo de carregamento da página. Em termos de posicionamento orgânico, isto significa que quanto mais rápido for o carregamento da página, melhor será a sua posição nos resultados de pesquisa, e vice-versa.

Por esse motivo, é importante que antes de carregar as imagens no seu website, as redimensione para o tamanho de exibição. Imagine que o tamanho de exibição da imagem no seu website é de 745px de largura, e possui uma imagem de 2500px. Antes de a inserir no seu website, deverá redimensioná-la para os 745px que necessita, tornando-as assim mais leves, melhorando o tempo de carregamento da página.

Formato da Imagem
De forma a melhorar o posicionamento das suas imagens, é necessário que estas estejam num formato que seja compatível aqueles aceites pelo Google:
  • BMP
  • GIF
  • JPEG
  • PNG
  • WebP
  • SVG

Embora os formatos JPEG e PNG sejam os mais utilizados pela sua capacidade de compressão, o formato WebP tem sido cada vez mais utilizado, uma vez que oferece uma compactação superior, sem perdas de qualidade de imagem.


Imagens responsivas
O aumento das pesquisas feitas através de dispositivos móveis e a importância de construir um website que seja responsivo já não é novidade. Aliás, os websites que não sejam responsivos são penalizados pelo Google nos resultados de pesquisa. O mesmo acontece para o Google Imagens.
Por esse motivo, é importante recorrer a imagens responsivas, que se adaptem proporcionalmente a qualquer tamanho de qualquer ecrã.


Contexto
É importante que as imagens sejam utilizadas sempre dentro de um contexto adequado.
Este fator é importante não só pelo facto de o algoritmo do Google utilizar os parágrafos junto da imagem para entender o seu conteúdo, mas também sob a perspetiva do utilizador, isto é, para quem está a ler por exemplo, um artigo de um blog, é importante que as imagens utilizadas sejam enquadradas com os temas a serem explicados.


Posição da imagem da página
Para além do contexto em que ela é inserida, a posição da imagem na página também é um fator que deve ter em consideração.
Por norma, a imagem principal é colocada no topo da página, uma vez que é a área que costuma receber mais atenção por parte dos visitantes. Relativamente às restantes imagens, devem ser distribuídas de forma a fornecerem a melhor experiência possível ao utilizador, tendo em conta que páginas com demasiado texto e poucas imagens acabam por captar uma menor atenção do visitante.




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