O que é?Uma
meta description é uma tag HTML usada para descrever o conteúdo de uma página web e refere-se ao texto que surge abaixo do link e do título nos resultados de uma pesquisa Google.
É, portanto, a
meta description que fornece aos visitantes um resumo do conteúdo que irão encontrar na página.
Qual a sua importância? Apesar de não produzir efeitos diretos no
ranking do Google, não significa que esta deva ser deixada de lado.
Como mencionado anteriormente, é através da
meta description que os visitantes ficam a conhecer qual o conteúdo da página. Por esse motivo, é importante pensar na construção de uma
meta description que seja descritiva do conteúdo a que se refere e que seja apelativa de forma a trazer mais clicks para o seu website.
Outro fator a ter em consideração, está relacionado com o facto de quando não existe uma
meta description definida, o Google acaba por utilizar uma parte do conteúdo da página como
meta description, o que pode resultar numa descrição não tão atrativa nos resultados de pesquisa.
Como escrever uma meta description? 1. Tenha em atenção o tamanhoUm dos principais desafios na criação de uma descrição prende-se com a sua extensão: Não deve ser demasiado extensa, caso contrário não irá surgir na sua totalidade, mas também não deve ser demasiado curta impedindo de revelar o conteúdo da página.
Uma
meta description não deve atingir um máximo de 160 caracteres. No entanto deve ter em atenção para não as tornar demasiado curtas e incompletas.
2. Seja objetivo Lembre-se que é através deste pequeno texto, juntamente com o
título, que as pessoas ficam a conhecer o conteúdo da página e decidem se é ou não relevante para elas.
Por isso não escreva descrições redundantes, ou que não reflitam o conteúdo da página.
3. Procure utilizar palavras-chaveComo mencionado anteriormente, se uma
palavra-chave corresponder a algum termo da descrição, a correspondência surge a negrito captando uma maior atenção por parte dos visitantes.
4. Utilize "calls-to-action"O objetivo de uma
meta description apelativa é persuadir os visitantes a clicarem no seu website. O recurso a
calls-to-action podem ajudar nessa persuasão.
Expressões como "Comprar agora", "Reserve agora" ou "Clique para saber mais" são exemplos de expressões que podem ajudar no processo.
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