Os testes A/B são uma ferramenta muito utilizada no Marketing Digital que permite, tal como o nome indica, fazer testes alterando apenas uma variável e avaliar qual a opção que produz os melhores resultados.
Como funciona?
Por norma, os testes A/B existem 2 elementos distintos de análise: O chamado 'controlo' (A) que se refere à versão original daquilo que está a ser testado, e a 'variação' (B) que se refere à nova versão.
Este tipo de testes são normalmente utilizados em anúncios, como por exemplo no
Google Ads ou no Facebook Ads, em campanhas de
e-mail marketing ou em
landing pages, quando é detetada uma necessidade de otimização de alguma métrica. Imagine por exemplo que está a direcionar um anúncio para determinada landing page, e que está a gerar um número de conversões muito baixo. Ao realizar um teste com uma nova versão pode descobrir-se se esse fraco desempenho está meramente relacionado com os elementos dessa página.
Os conteúdos que mais costumam sofrer alterações são:
- Títulos;
- Imagens;
- Layout dos elementos;
- CTAs (call-to-action);
- Cores dos elementos visuais;
- Campos de formulários
Uma vez terminado o período de testes, basta proceder à análise dos resultados e escolher a opção que produziu os melhores resultados tendo em conta o seu objetivo. O recomendado é testar apenas a variação de apenas 1 elemento por teste, caso contrário torna-se mais difícil de perceber qual a diferença que levou aos resultados.
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