Whatsapp
Whatsapp

Como funcionam os testes A/B?

28 fev,2022

Testes A/B
Os testes A/B são uma ferramenta muito utilizada no Marketing Digital que permite, tal como o nome indica, fazer testes alterando apenas uma variável e avaliar qual a opção que produz os melhores resultados.

Como funciona?


Por norma, os testes A/B existem 2 elementos distintos de análise: O chamado 'controlo' (A) que se refere à versão original daquilo que está a ser testado, e a 'variação' (B) que se refere à nova versão.

Este tipo de testes são normalmente utilizados em anúncios, como por exemplo no Google Ads ou no Facebook Ads, em campanhas de e-mail marketing ou em landing pages, quando é detetada uma necessidade de otimização de alguma métrica. Imagine por exemplo que está a direcionar um anúncio para determinada landing page, e que está a gerar um número de conversões muito baixo. Ao realizar um teste com uma nova versão pode descobrir-se se esse fraco desempenho está meramente relacionado com os elementos dessa página.

Os conteúdos que mais costumam sofrer alterações são:


  • Títulos;
  • Imagens;
  • Layout dos elementos;
  • CTAs (call-to-action);
  • Cores dos elementos visuais;
  • Campos de formulários

Uma vez terminado o período de testes, basta proceder à análise dos resultados e escolher a opção que produziu os melhores resultados tendo em conta o seu objetivo. O recomendado é testar apenas a variação de apenas 1 elemento por teste, caso contrário torna-se mais difícil de perceber qual a diferença que levou aos resultados.


Imagem: Seo services vector created by upklyak - www.freepik.com



Veja Também: