O que é moodboard e quais os seus benefícios?
Todo projeto tem a sua essência e suas referências visuais que podem ser organizadas para a criação da identidade e estabelecer um roteiro a ser seguido. Para auxiliar nesse processo, estabelecer o que é moodboard pode ser determinante.
Na prática, o moodboard é uma ferramenta muito importante para estabelecer a marca de forma visual e pode ser utilizada em diversas áreas para a criação de conceitos.
Por isso, entender o que é moodboard, para que serve e sua relevância são maneiras de executar diferentes projetos com sucesso.
De modo geral, o moodboard é muito comumente utilizado nas áreas de moda, arquitetura, design gráfico, entre outras, pois ajuda a traduzir a personalidade do indivíduo ou marca, criando conceitos, tanto para projetos físicos como os digitais.
Essa ferramenta pode ser um excelente facilitador nos processos criativos, possibilitando que o projeto seja realizado partindo de conceitos e princípios valorosos.
Sendo assim, o moodboard é fundamental para os profissionais que desejam realizar ações e identidades de alta qualidade, se destacando perante a concorrência.
O que é Moodboard?
Moodboard, como o próprio nome diz, significa painel de humor. É uma ferramenta que permite organizar referências visuais, textuais, auditivas e até sensoriais que podem traduzir de alguma forma a essência de projetos, marcas, produtos, entre outros.
Possui o formato de quadro e pode ser elaborado facilmente em diferentes ferramentas, como o Canva, Photoshop ou outros softwares de design. Inclusive, pode ser feito de forma prática com painéis físicos, como em cortiça, aço e até papel.
Com isso é possível juntar diversas referências de forma digital ou criar um quadro de forma física com colagens, amostras de cheiros, fotos e outros elementos que você deseja usar para criar brindes personalizados.
Desta forma, o processo de criação será mais simples e fácil para todos os envolvidos no projeto.
Apesar de ser um recurso muito utilizado nas áreas de design gráfico, moda e arquitetura, o moodboard pode ser utilizado também para projetos de marketing digital, estruturação da marca e diversos outros setores.
Com relação ao marketing, de forma mais específica, isso ocorre porque a ferramenta pode facilitar a criação de sites, landing pages, e-mail marketing, entre outros.
No marketing e publicidade, o moodboard é um elemento que ajuda a dar vida ao briefing.
Assim, você pode criar um projeto e direcionamento incrível para a equipe de trabalho, com estratégias e conteúdos interessantes e fazer com que, no momento de tirar as ideias do papel, a criação da identidade visual possa ser otimizada.
Contudo, quando não há a elaboração do moodboard para acompanhar o projeto, algum imprevisto pode ocorrer ou a elaboração demorar mais do que o planejado.
Desta maneira, é importante criar um moodboard de qualidade para que o seu trabalho tenha excelentes resultados.
Para que serve o moodboard?
Um dos principais motivos da existência do moodboard é para ajudar os profissionais na definição de estilo de um projeto. Essa nomenclatura “projeto” pode ser utilizada para marcas, pessoas, produtos e serviços.
Muitas pessoas imaginam que o senso de estilo é válido apenas nos universos da arquitetura, design e moda. Contudo, este conceito pode abranger a essência de diversas áreas no mundo, por exemplo, a produção mais qualificada de livros infantil cristão.
Assim, o moodboard é utilizado para ajudar os profissionais a definirem aspectos que transformam um projeto em algo único, fortalecendo a identidade pretendida e o poder de fixação no imaginário do público, bem como a devida visualização da ideia.
Ele pode ser a base para compreender as cores, direcionamento visual, elementos gráficos ou qualquer outra definição necessária para a elaboração de conceitos criativos.
Por que investir no moodboard?
Antes de investir no moodboard é preciso pensar em um produto. Ao imaginá-lo, você já pode visualizar o comercial e todos os seus elementos, características que deverão ser exploradas no quadro.
O painel tem esse poder de criar uma atmosfera que faz com que as pessoas percebam do que o produto, projeto ou ação se trata.
É essa compreensão e clareza que os empreendedores no segmento de manutenção de elevadores podem utilizar em seus projetos de marketing.
Um moodboard de qualidade permite dar vida ao briefing e garante que o resultado do projeto saia conforme o planejado, criando um alinhamento visual muito interessante entre cliente e agência, por exemplo.
É muito comum que os profissionais dessa área criem o moodboard antes de iniciar a criação do logotipo e projeto de uma marca, de modo a alinhar com o cliente.
Essa é uma excelente maneira de envolver a todos no processo criativo, ampliando a confiança dos clientes no seu trabalho, além de evitar retrabalho, economizando tempo e capital.
Como criar um moodboard?
O processo criativo de um moodboard é simples e exige que os profissionais entendam que ao longo do projeto este material pode precisar ser revisitado e até atualizado, dependendo do caso.
Escolha do estilo do design
Há diversas opções de design que podem fazer parte do projeto. O grande ponto é entender a personalidade do público-alvo e das peças que serão desenvolvidas, bem como qual a identidade que se deseja criar para a marca.
Sobre o estilo, os profissionais envolvidos podem optar por modelos como:
- Minimalismo e modernismo, que envolvem cores sóbrias e traços rápidos;
- Clássico, que adota um estilo mais tradicional, mas elegante e geralmente com cores sóbrias;
- Varejão, com letras em caixa alta e cores quentes que representam urgência.
É muito importante que o estilo esteja diretamente ligado à identidade visual do projeto. Isso é válido para diversos projetos, seja de alarmes monitorado, de uma nova marca de roupas personalizadas ou mesmo de serviços, como instalação de cabeamento estruturado.
Ou seja, é uma ação versátil que pode ser aplicada a diferentes setores, desde que se estabeleça os principais objetivos e o que se deseja transmitir com a marca.
Peças visuais que são parte de grandes estratégias precisam estar conectadas com sua base. No caso de campanhas focadas na venda de produtos, é muito importante que tenha elementos gráficos, textuais e visuais da empresa.
É a identidade visual que tem o papel de criar uma unidade de entrega ao leitor, demonstrando a essência necessária para que os elementos utilizados sejam associados aos produtos e, consequentemente, à marca e aos sentimentos esperados.
Paleta de cores
Ao fazer o moodboard é fundamental se preocupar com a paleta de cores do projeto.
Ela pode abranger diferentes tons ou variações de uma mesma coloração. Independentemente da escolha, é essencial entender a relação das cores com todo o restante do projeto, de modo a reforçar a mensagem e criar harmonia.
Revisitar as estratégias relacionadas à identidade visual é imprescindível no momento de definir as cores. Isso porque, muitas vezes, elas são selecionadas previamente ou necessitam apenas que uma segunda cor seja escolhida para dar prosseguimento às outras etapas.
Use texturas
Uma ideia muito interessante no moodboard é trabalhar além das imagens.
Texturas e outros elementos complementares são recursos interessantes para aprofundar as ideias e agregar mais personalidade aos projetos da empresa de ar condicionado, por exemplo.
Projetos de construção de imóvel e que sejam mais minimalistas podem ter camadas mais suaves, por exemplo, o mármore. Já trabalhos que envolvem força podem ter textura de tijolos, e essas informações e até amostras também devem compor o quadro.
O objetivo é adaptar o conceito pretendido e as texturas utilizadas para diferentes projetos, não apenas os que envolvem arquitetura, decoração ou moda.
Isso porque esse elemento pode ser analisado subjetivamente e representar essências que vão muito além da utilização óbvia para a marca.
Por exemplo, texturas podem ser aplicadas para determinar a identidade de publicações e ações de marketing de uma loja de jóias, agregando aspectos de tecidos finos para ressaltar características das peças.
Já o moodboard de uma consultora de moda que está atendendo a sua cliente precisa estar de acordo com o estilo da pessoa.
Assim, se a cliente tem um estilo romântico, as escolhas precisam conversar com sua personalidade, podendo incluir elementos como flores para ressaltar as características que desejam incluir na comunicação pessoal.
Ao escolher texturas, algumas possibilidades em tecido que podem compor o moodboard são:
Por fim, este elemento oferece uma visão mais evidente do que se deseja ter como resultado na identidade de um produto ou marca.
Capriche na escolha da tipografia
Pensar no texto é importante, mesmo que o painel tenha mais elementos e recursos gráficos e imagéticos.
No entanto, a escrita também é considerada um elemento visual e precisa ser pensada com estratégia para reforçar a mensagem e personalidade esperada para os elementos.
Este processo não se resume ao momento de escrever o texto, mas avaliar a maneira que as palavras serão dispostas visualmente e até o estilo de letra a ser utilizado para passar a mensagem desejada por uma gestão de condomínios, por exemplo.
Sendo assim, este é um procedimento que ajuda a estabelecer a marcas, produtos e diferentes projetos.
Recursos além de fotos
Pensar em elementos que vão além de imagens estáticas, como o uso de vídeos, pode ser uma alternativa interessante para deixar o moodboard diferenciado e reforçar a identidade esperada.
Neste ponto, uma atenção é à forma como essa informação será inserida, tendo visualização mais facilitada em modelos de moodboard virtuais.
O uso de vídeos ganhou força no meio digital e desde 2018 tem sido utilizado nas mais diferentes estratégias de comunicação.
É possível utilizar referências que podem ser pesquisadas na internet ou apostar em aplicativos de vídeos e iniciar um do zero.
Ferramentas úteis para a criação do moodboard
Há diversas ferramentas que podem ser utilizadas para criar um moodboard para projetos de filtros a vácuo e de outros produtos/serviços. Muitas delas são gratuitas e simples de usar.
Independentemente da ferramenta escolhida, é importante que o moodboard seja de fácil visualização para toda equipe envolvida no projeto e, principalmente, que o quadro possa ser facilmente consultado. Alguns exemplos de ferramentas são:
Canva
É uma plataforma de design que possui versões gratuita e paga, permitindo que as pessoas criem diferentes peças de design de modo simples e prático.
Pinterest
É uma rede social com foco no compartilhamento de imagens, desde uma simples foto até um projeto mais elaborado. É considerada uma das ferramentas mais interessantes para criar moodboard no formato de pastas e criar uma estética única.
Photoshop
Ferramenta tradicional dos designers, o photoshop consiste em um software que torna o processo de criação do moodboard mais fácil, a partir de imagens da internet.
Recursos físicos
O quadro não precisa ser feito apenas em plataformas digitais, ou seja, o profissional pode criar um moodboard com recursos físicos de forma prática, investindo em itens como lousa, quadros e paredes.
O diferencial desta opção é que as pessoas podem tocar e sentir as texturas e outros elementos presentes no quadro e há uma atualização ágil das informações, podendo ser disponibilizado em um espaço de rápida visualização para toda a equipe.
Vantagens do moodboard
Existem diversos ganhos em utilizar o moodboard em projetos que vão desde marcas de cordoalha de aço até restaurantes tradicionais. De modo prático, os principais pontos positivos consistem em:
- Definir a direção do projeto;
- Traduzir a personalidade da marca;
- Resolver divergências com mais facilidade;
- Alinhar os membros da equipe com rapidez;
- Ter a participação do cliente no processo;
- Melhorar a compreensão da identidade;
- Organizar ideias de forma prática;
- Manter a ordem no trabalho.
Deste modo, com diversos benefícios, utilizar o moodboard na execução de projetos possibilita alcançar excelentes resultados na criação de marcas e projetos, oferecendo o que o cliente deseja, agilizando os processos criativos e se destacando no mercado.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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