O público-alvo - também conhecido como segmento-alvo, mercado-alvo ou target - refere-se ao segmento de mercado que o seu negócio pretende atingir. É um grupo de consumidores com caraterísticas em comum e para quem a empresa direciona as suas
estratégias de marketing.
Quanta mais informação tiver sobre o seu público-alvo, quanto melhor o conhecer, maior será a probabilidade de planear uma estratégia assertiva e de sucesso.
Diferença entre público-alvo e personaO público-alvo refere-se a um grupo de pessoas com um perfil semelhante enquanto consumidores e cujo perfil é traçado com base em dados como a idade, o sexo, localização, hábitos de consumo etc...
Já a
persona é a representação fictícia do perfil do seu consumidor ideal. Baseada em pesquisas de público-alvo, são criadas de forma detalhada com informação como caraterísticas pessoais, estilo de vida, interesses, etc...
Como segmentar o público-alvo?As principais bases de
segmentação do mercado-alvo são as seguintes:
GeográficaEsta é uma forma de segmentar o público-alvo com base na sua localização (país, região, cidade...)
DemográficaA segmentação demográfica tem em consideração critérios para caraterizar o segmento, como por exemplo a idade, sexo, fatores socioeconómicos, religão...)
PsicográficaA segmentação psicográfica baseia-se em fatores psicológicos como valores, desejos, opiniões, etc.
ComportamentalA vertente comportamental engloba padrões de comportamento como, por exemplo, frequência de compra, nível de interesse, motivações de compra, etc.
Porque deve definir um público-alvo?PersonalizaçãoCada vez mais os consumidores dão maior importância a comunicações personalizadas e à facilidade com que conseguem aceder à informação que pretendem obter.
Tendo em conta a facilidade com que qualquer pessoa/empresa consegue criar e partilhar conteúdos genéricos online, torna-se cada vez mais importante para as marcas de se conseguirem distinguir no meio de tanta informação.
Conhecendo bem o seu público-alvo, como por exemplo em que canais é que ele está mais presente e valoriza, torna-se mais fácil para a marca não só personalizar o conteúdo de forma a que este vá de encontro aos seus interesses, como também de posicioná-los nesses mesmos canais.
Assertividade na comunicaçãoA segmentação permite obter informação que ajuda a definir o plano de comunicação não só em termos de tipo de linguagem a utilizar como também ao nível do canal utilizado (tal como referido no ponto anterior).
Precisão no planeamentoCom base no que foi mencionado até agora, facilmente compreendemos que um conhecimento mais profundo e detalhado no público-alvo confere uma maior precisão no planeamento da sua estratégia de marketing.
Ao ter informações sobre os canais utilizados, o tipo de informação que procura, que tipo de linguagem adota até mesmo a faixa etária, será mais fácil posicionar as ações de marketing da sua marca de forma a que estas se adequem ao
target, captando a sua atenção em relação à marca e aumenta a probabilidade de conversão.
Como definir o público-alvo?1 - Conheça o seu mercadoEntender o mercado no qual a sua marca atua é um passo fundamental para definir o seu público-alvo.
Procure obter informações sobre os hábitos e necessidades dos consumidores, os fatores sociais, culturais e tecnológicos e como estes podem afetar o seu negócio. Para além disso, importa ainda analisar a concorrência e como eles se posicionam e abordam o mercado.
2 - Defina bem o seu produto/serviçoO objetivo da sua marca deve passar por solucionar um problema ou satisfazer uma necessidade do consumidor. Por esse motivo, deve questionar-se que problema/necessidade o seu produto pretende resolver, e quem são as pessoas que necessitam da solução que oferece?
Por outras palavras, trata-se de definir a sua proposta de valor, que consiste em fornecer ao cliente uma ideia clara daquilo que é o seu negócio, destacando-a no mercado e dos seus concorrentes.
3 - Defina o público-alvoApós conhecer bem o mercado onde atua e de definir bem qual a proposta de valor do seu produto, comece o processo de definição do seu público-alvo.
Para tal, utilize as bases de segmentação mencionadas anteriormente e divida o mercado em segmentos de forma a criar um perfil do público consumidor.
Após a divisão desses segmentos, avalie a sua atratividade - como por exemplo barreiras de entrada, se as as necessidades já estão atendidas, se é um segmento em crescimento, etc) e selecione o segmento-alvo da sua marca.
Em função do segmento-alvo selecionado, deve definir o posicionamento da sua marca de forma a definir as estratégias específicas para cada público.
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