O que é o Call to Action (CTA)?
CTA significa call-to-action, que em português corresponde a
"chamada para ação" e refere-se a qualquer incentivo para o visitante da
página realizar determinada ação, cujo objetivo principal costuma ser a
angariação de leads. Por esse motivo, a escolha do CTA correto
pode ser crucial para guiar as pessoas dentro do funil de vendas até à
ação de conversão.
Os call-to-action podem surgir em forma de banners, botões ou
links em texto. Como saber qual a melhor estratégia? Geralmente os
testes A/B são uma táctica bastante útil para estudar diferentes
variações e optar pela mais eficaz.
Principais objetivos dos CTAs
1 - Subscrição de newsletter
Um dos principais objetivos passa pela subscrição da newsletter, uma vez
que significa que o visitante demonstrou interesse no produto ou
serviço oferecido.
2 - Interações com as redes sociais
O call-to-action pode também servir para fortalecer a presença e
relação com potenciais clientes nas redes sociais. Por esse motivo, são
muitas vezes lançados os convites dentro do website não só para o
visitante seguir a marca, mas também para partilhar o conteúdo (por
exemplo determinado post de um blog) nas redes sociais.
3 - Fazer um download
O download é outro objetivo dos CTA's bastante utilizado para a
angariação de leads. Ao fornecer conteúdo útil aos visitantes está a
criar uma perceção de autoridade sobre o assunto na mente do potencial
consumidor. Para além disso, ao pedir alguns dados em troca de por
exemplo, um e-book, estará a construir uma base de dados bastante útil
para continuar a nutrir as suas leads ao longo do funil.
4 - Leitura de posts no blog
O CTA pode também servir para guiar os visitantes ao longo do seu blog,
gerando assim mais tráfego e contribuindo também para a criação de uma
rede de links internos e melhoria do SEO on page.
Para isso, deve escolher estrategicamente temas relacionados entre os
diferentes artigos de forma a continuarem a ter interesse para o leitor e
sugerir as leituras de uma forma não intrusiva.
Onde utilizar os CTA's?
A utilização dos CTA's irá sempre depender dos seus objetivos. No entanto, estes são normalmente utilizados em:
- Redes Sociais
- Nas páginas do website (por exemplo na Homepage, ou nos posts do blog)
- E-mail Marketing
- Anúncios (Publicidade Online)
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