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O que é o Call to Action (CTA)?

14 mar,2022

Click no rato
CTA significa call-to-action, que em português corresponde a "chamada para ação" e refere-se a qualquer incentivo para o visitante da página realizar determinada ação, cujo objetivo principal costuma ser a angariação de leads. Por esse motivo, a escolha do CTA correto pode ser crucial para guiar as pessoas dentro do funil de vendas até à ação de conversão.

Os call-to-action podem surgir em forma de banners, botões ou links em texto. Como saber qual a melhor estratégia? Geralmente os testes A/B são uma táctica bastante útil para estudar diferentes variações e optar pela mais eficaz.

Principais objetivos dos CTAs

1 - Subscrição de newsletter
Um dos principais objetivos passa pela subscrição da newsletter, uma vez que significa que o visitante demonstrou interesse no produto ou serviço oferecido.

2 - Interações com as redes sociais
O call-to-action pode também servir para fortalecer a presença e relação com potenciais clientes nas redes sociais. Por esse motivo, são muitas vezes lançados os convites dentro do website não só para o visitante seguir a marca, mas também para partilhar o conteúdo (por exemplo determinado post de um blog) nas redes sociais.

3 - Fazer um download
O download é outro objetivo dos CTA's bastante utilizado para a angariação de leads. Ao fornecer conteúdo útil aos visitantes está a criar uma perceção de autoridade sobre o assunto na mente do potencial consumidor. Para além disso, ao pedir alguns dados em troca de por exemplo, um e-book, estará a construir uma base de dados bastante útil para continuar a nutrir as suas leads ao longo do funil.

4 - Leitura de posts no blog
O CTA pode também servir para guiar os visitantes ao longo do seu blog, gerando assim mais tráfego e contribuindo também para a criação de uma rede de links internos e melhoria do SEO on page.
Para isso, deve escolher estrategicamente temas relacionados entre os diferentes artigos de forma a continuarem a ter interesse para o leitor e sugerir as leituras de uma forma não intrusiva.

Onde utilizar os CTA's?



A utilização dos CTA's irá sempre depender dos seus objetivos. No entanto, estes são normalmente utilizados em:
  • Redes Sociais
  • Nas páginas do website (por exemplo na Homepage, ou nos posts do blog)
  • E-mail Marketing
  • Anúncios (Publicidade Online)


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