O Inbound Marketing refere-se ao conjunto de estratégias cujo objetivo é atrair clientes através da criação de conteúdo relevante. Por esse motivo, o
marketing de conteúdo é um dos pilares desta estratégia.
A principal diferença entre o Inbound Marketing e o Marketing Tradicional (também conhecido como Outbound Marketing), reside no facto de que enquanto que na abordagem tradicional, são as marcas/empresas que procuram ativamente os clientes, no Inbound Marketing quem procede a essa procura são os clientes. Por outras palavras, o Inbound Marketing assenta numa estratégia de
atração de clientes. Metodologia InboundDe acordo com o
Hubspot, a metodologia do Inbound assenta em 4 ações principais:
1 - Atrair tráfegoAo criar e partilhar o conteúdo adequado, está a tornar-se relevante para o seu
público-alvo. Desta forma acaba por chamar atenção de potenciais consumidores, conduzindo-os para o seu website.
2 - Converter visitantes em leads De forma a converter esses meros visitantes em leads, é necessária a produção de estímulos de forma a fazê-los avançar no
funil de vendas.
Esses estímulos podem passar pela criação de
landing pages adequadas ao seu objetivo, campanhas de e-mail marketing ou produção de conteúdos como e-books.
3 - Transformar leads em clientesPara transformar
leads em clientes é importante identificar em que etapa do funil o consumidor se encontra - neste caso no fundo do funil.
Estes esforços podem passar por ações como o envio de e-mails para clientes com carrinhos abandonados.
4 - DelightA última ação passa por "encantar clientes" (também conhecido com delight).
Aqui centram-se ações que visam acompanhar o cliente após o processo de compra, como por exemplo envio de newsletters ou descontos personalizados (como por exemplo campanhas de aniversário do cliente), com o objetivo de fidelizar o consumidor.
Como construir uma estratégia de Inbound Marketing?Defina a sua personaComo para qualquer estratégia de marketing, é importante que defina e conheça bem a sua
persona.
Ao traçar um perfil detalhado do seu cliente ideal, torna-se mais fácil identificar que tipo de conteúdos esta procura e qual a melhor forma de os comunicar.
Marketing de conteúdoComo referido anteriormente, o marketing de conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing.
Esta estratégia passa por fornecer conteúdo útil e relevante ao público-alvo ao longo de todo o funil de vendas.
Através do marketing de conteúdo, poderá posicionar a sua marca na mente do consumidor como uma referência no mercado onde atua.
SEONo Inbound Marketing o
SEO é fundamental.
Ao ter em atenção a otimização do seu website para melhorar o posicionamento orgânico, está a aumentar a probabilidade de o seu conteúdo surgir nos primeiros resultados do Google e ser mais facilmente encontrado por um potencial consumidor.
Recursos do Inbound Marketing