No que diz respeito ao e-commerce (ou a qualquer outro negócio online), um dos maiores desafios passa por conseguir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa, de forma a conseguir ser mais facilmente encontrado pelos clientes.
Para conseguir essa posição nos resultados de pesquisa, um dos métodos utilizados (para além da aplicação de técnicas de SEO), passa pelo recurso a anúncios pagos nos motores de pesquisa. Esta técnica permite rankear o seu website nos primeiros resultados, pagando apenas quando alguém clica no seu anúncio.
Apesar de não ter a popularidade do Google ads, o Microsoft ads também permite destacar o seu website nos resultados de pesquisa através de links patrocinados, e tem-se demonstrado uma ferramenta bastante útil de marketing digital uma vez que, entre outros motivos, apresenta uma menor concorrência e custos mais reduzidos.
O que é o Microsoft Ads? O Microsoft ads (Microsoft Advertising ou Bing ads), é uma ferramenta de publicidade da Microsoft, que à semelhança do Google ads, funciona com base no pagamento por clique (ppc). Ou seja, tendo em conta as palavras-chave inseridas no motor de pesquisa, serão exibidos nos primeiros resultados os anúncios que correspondam a essa pesquisa, sendo que o anunciante apenas será cobrado quando um utilizador clicar sobre o seu anúncio.
Como criar uma campanha no Microsoft Ads
1 - Criar uma conta Este é o passo básico para começar a anunciar neste motor de pesquisa. Para tal, basta aceder à página do Microsoft Advertising, clicar em "Inscrever-se agora" e seguir os passos indicados.
2 - Construa e configure a sua campanha Uma vez criada a conta, pode começar a criar as suas campanhas. Comece por definir qual o objetivo da sua campanha e o tipo de anúncio. De seguida, insira as informações básicas da campanha, nomeadamente o nome da campanha, o orçamento, o idioma e a localização.
3 - Defina as palavras-chave A definição das palavras-chave da campanha é um passo fundamental na criação de um anúncio. Serão estes termos de pesquisa que irão definir quando o seu anúncio deve surgir (juntamente com outros fatores de segmentação, como por exemplo a localização). No entanto, para além do trabalho de definição das keywords que deve fazer previamente, a Microsoft fornece uma ferramenta que apresenta sugestões de palavras-chave de acordo com os conteúdos do seu website.
4 - Selecione extensões De forma a tornar o seu anúncio mais dinâmico e apelativo, o Microsoft ads permite adicionar extensões ao seu anúncio. Estas extensões permitem fornecer mais informação sobre o seu anúncio, por exemplo:
Extensão de chamada, permite adicionar um número de telefone
Extensão de preço, permite colocar no anúncio informação sobre o preço
Extensão de link de site, permite adicionar outros links que não o principal definido no anúncio
Vantagens de utilizar o Microsoft Advertising
Importação das campanhas no Google ads Quando acede à sua conta do Microsoft ads, é possível importar os seus anúncios existentes no Google ads para a plataforma de anúncios da Microsoft, permitindo-lhe reduzir tempo na criação de novos anúncios.
Alcance público que não está no Google Apesar de o Google ser o motor de pesquisa mais utilizado, isso não significa que seja a opção de todos os utilizadores da internet. De facto, de acordo com a Microsoft, o bing conta com cerca de 155 000 milhões de pesquisas mensais.
Menor concorrência O facto de o Bing possuir um menor volume de pesquisas, significa que terá também uma menor concorrência no que diz respeito à colocação dos anúncios, isto porque muitas marcas optam por tentar estar presente onde a maioria dos consumidores está (neste caso, o Google). Uma concorrência mais reduzida significa que poderá licitar pelas palavras-chave que pretende incluir no seu anúncio por um preço mais reduzido, significando assim uma redução dos custos associados à sua campanha.
Aumente a taxa de cliques Conforme já mencionado, esta ferramenta da Microsoft permite adicionar extensões aos anúncios, tornando-os mais dinâmicos e atrativos. Esta funcionalidade reflete-se num aumento de cliques no seu anúncio em cerca de 30%.
Permite adicionar imagens O recurso a imagens é uma ótima táctica para despertar a atenção dos utilizadores. O Microsoft ads permite adicionar imagens aos seus anúncios, gerando assim maior interesse a quem efetua uma pesquisa, aumentando a probabilidade de clicarem no seu anúncio.
Diferenças entre o Microsoft Ads e o Google Ads
Ambas as plataformas são uma ótima opção para a criação de anúncios online. No entanto, na impossibilidade de estar presente sob a forma de links patrocinados nas duas soluções pode estar fora do seu orçamento, colocando a questão "Em qual das plataformas devo investir"? Para decidir em qual dos canais será melhor está presente, importa perceber quais são as principais diferenças entre as duas ferramentas.
Conforme já mencionamos, o Google ads tem um alcance bastante superior ao Microsoft ads, permitindo-lhe assim conectar-se com um maior número de utilizadores. Por outro lado, ao investir no Microsoft ads, por enfrentar uma concorrência mais baixa, permite-lhe economizar custos para poder rankear melhor o seu website, alcançando na mesma um número significativo de utilizadores.
Para além disso, importa ainda ter em consideração o facto de que ambas as plataformas possuem uma rede de parceiros distinta onde pode colocar o seu anúncio. Imagine que para o seu anúncio faria sentido que este surgisse em formato de vídeo no Youtube, neste caso a opção pelo Google ads seria a mais indicada.
Outra importante diferença está relacionada com o orçamento. Enquanto que no Google ads apenas é possível definir um orçamento diário, o Microsoft ads permite definir um orçamento mensal, o que pode significar um maior controlo da campanha.
Um outro aspeto diferenciador destas duas ferramentas diz respeito ao horário dos anúncios. Quando criamos um anúncio no Google ads, independemente da localização geográfica para o qual ele será dirigido, o anúncio vai sempre seguir o fuso horário definido pelo utilizador da conta. Já o Microsoft ads oferece a possibilidade de escolher o horário em que o anúncio será exibido tendo em conta o fuso horário da sua localização geográfica.
Qual das plataformas escolher? Tendo em conta o acima descrito, não existe uma recomendação universal sobre qual das duas opções a mais indicada. Para tomar uma decisão deve analisar quais os objetivos que pretende atingir, e quais os recursos que possui para os alcançar. Depois disso, analise o que cada uma das plataformas oferece e qual a que melhor se poderá adequar às suas necessidades.