Whatsapp
Whatsapp

O que é o SEM?

18 mar,2022

SEM
SEM (Search Engine Marketing) é uma estratégia de Marketing Digital que utiliza a visibilidade dos motores de pesquisa para divulgar um website.

As duas principais dimensões do SEM são o posicionamento orgânico (SEO) e os links patrocinados (publicidade online).

Dimensão do SEO
Ao nível do SEO (Search Engine Optimization), de forma sintetizada engloba as práticas e estratégias de otimização do website de forma a que estes obtenham o melhor posicionamento possível nos resultados de pesquisa (SERP) e, consequentemente, atrair mais visitantes.

Algumas tácticas exemplo de SEO passam por:

Dimensão Links Patrocinados
Relativamente aos links patrocinados, que no caso do Google nos referimos aos anúncios do Google ads, refere-se a uma estratégia em que para que o seu site apareça nos primeiros resultados, existe um custo associado - um custo por clique (cpc).
De forma a garantir a máxima otimização do investimento em anúncios, assegure-se de planear bem toda a campanha, analisando qual o objetivo e persona para a qual será dirigida a comunicação, não esquecendo, como é óbvio, quanto do orçamento do Marketing Digital está disposto a investir em publicidade online.


SEO ou Links Patrocinados?
A decisão sobre qual das estratégias adotar irá depender muito de fatores como qual o seu objetivo e qual o seu orçamento.
Se, por exemplo, o seu objetivo é obter resultados imediatos então a estratégia de links patrocinados poderá ser a solução. Por outro lado, se procura resultados que se sustentem a longo prazo, o SEO pode ser a opção mais indicada.
No entanto estas opções não são mutuamente exclusivas, podendo ser trabalhadas em conjunto de forma a garantir a melhor visibilidade possível do seu website nos resultados de pesquisa.



Veja Também: