O que é um KPI?KPI (
Key Performance Indicator), são Indicadores-Chave de Desempenho.
Os KPIs indicam valores quantitativos (em número ou em percentagem) fundamentais que permitem avaliar as estratégias e medir os seus resultados. Estes indicadores são, portanto, essenciais para acompanhar e avaliar o desempenho e o sucesso das estratégias delineadas.
Qual a diferença entre métricas e KPIs?Aplicado ao marketing digital, uma métrica é um indicador de um determinado comportamento, uma informação em estado bruto, que permite medir e gerir estratégias. Podemos tomar como exemplo de uma métrica o número de visitas do website.
Já um KPI indica o resultado de uma ação, e é criado a partir de uma métrica. São estes indicadores que ajudam a explicar matematicamente o resultado de uma ação. A taxa de conversão de vendas é um exemplo de um KPI.
Caraterísticas de um bom KPIDe acordo com
Neil Patel, a definiçãp de um bom indicador de desempenho deve seguir os seguintes critérios:
Ser possível de medirPara escolher um KPI é necessário que ele esteja disponível para que possa ser medido e analisado.
Por exemplo, só é possível quantificar a taxa de conversão, quando as vendas começarem efetivamente a acontecer.
Importância para a base do negócioOs Indicadores de desempenho mostram se as suas estratégias estão a produzir os resultados desejados.
Se a sua marca está a crescer e a vender mais, então os indicadores-chave deverão refletir esse crescimento.
RelevânciaOs KPIs escolhidos devem ser relevantes e não apenas números que sejam agradáveis de apresentar. Exemplo deste tipo de números são os comentários e os gostos nas redes sociais, que por mais positivos que sejam, acabam por não representar um indicador relevante.
Ajudar em escolhas inteligentesA escolha do indicador de desempenho deve ajudá-lo a tomar escolhas acertadas e inteligentes.
PeriodicidadeÉ importante escolher um KPI que possa ser analisado com alguma periodicidade de forma a que seja possível acompanhar e analisar os resultados, permitindo tomar decisões periódicas de acordo com as necessidades.
Tipos de KPIs Os KPIs podem ser divididos em 3 categorias: primários, secundários e práticos.
PrimáriosOs indicadores primários são indicadores principais para o seu objetivo e que demonstram que a estratégia adotada está a produzir resultados, como por exemplo a taxa de conversão ou o número de
leads.
SecundáriosOs indicadores secundários são utilizados para monitorizar os resultados a partir dos indicadores primários, e que demonstram quais os que estão a trazer bons resultados e os que não estão. Um exemplo de um indicador secundário são as subscrições de newsletter.
PráticosOs KPIs práticos tem como função explicar os resultados apontados pelos indicadores primários e secundários, como por exemplo quais as
palavras-chave utilizadas para encontrar a página do website.
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