Os 8P's do Marketing Digital
Para quem já trabalha com o Marketing, já está familiarizado com os 4P's do Marketing Mix - Produto, Preço, Distribuição e Comunicação.
No entanto, com o crescer do digital tornou-se necessária a consideração
de outros fatores na definição de um plano de marketing digital: Os
8'Ps
Pesquisa
O primeiro 'P' refere-se à Pesquisa, um passo fundamental em qualquer
estratégia de Marketing. É através da pesquisa que ficará a conhecer
melhor o comportamento dos consumidores, as suas motivações e as
principais tendências. A pesquisa é fundamental para definir o seu
público-alvo e orientar as ações de marketing.
Planeamento
Uma vez feita a pesquisa e recolhida toda a informação necessária, é
hora de planear quais as melhores estratégias para atingir e converter o
seu público-alvo. Se, por exemplo, está a planear utilizar as redes
sociais, reflita sobre as seguintes questões: Quais serão as mais
adequadas? Que tipo de conteúdo pretende partilhar? Com que frequência?
Estas são apenas apenas algumas questões que deve ter em consideração antes de implementar a sua estratégia.
Produção
Aqui falamos da produção da estratégia, de tornar o planeamento feito em algo tangível e colocá-lo em prática.
Para isso, comece a utilizar as ferramentas que irá necessitar, como por
exemplo as Redes Sociais, o Website, Google Ads ou o Google Analytics
etc.. O importante é utilizar as opções que mais se adequam aos seus
objetivos.
Publicação
Esta é a fase de ativação do seu projeto. Aqui procure focar-se no
marketing de conteúdo, que são do interesse do seu público, sendo mais
propício à geração de leads.
Promoção
O 5º 'P' refere-se à promoção do seu produto ou serviço. Uma forma de o
conseguir é através de anúncios pagos como o Google ads ou o Facebook
ads.
Propagação
Nesta fase o objetivo é tornar as suas campanhas virais com a ajuda do
seu público-alvo. Ou seja, a ideia é incentivar o seu público a
partilhar o seu conteúdo tornando-o viral. Para isso, procure garantir a
sua total satisfação, através de, por exemplo, um atendimento
diferenciado, um seguimento pós-venda ou demonstrar disponibilidade e
interesse no feedback do cliente.
Personalização
A personalização é um elemento chave para a fidelização do cliente.
Através da personalização, o seu público começa a sentir-se mais próximo
da marca, o que para além da fidelização, provoca o engagement (como
por exemplo em blogs ou nas redes sociais), contribuindo para o aumento
da relevância da marca.
Precisão
No marketing digital, o processo de medição de cada ação é bastante mais
fácil. Por esse motivo, o último 'P' diz respeito à avaliação dos
resultados das estratégias utilizadas, permitindo analisar se estas
foram ou não bem sucedidas. Para isso utilizam-se os chamados KPI's (key
performance indicators, ou indicadores-chave de performance), como por
exemplo o ROI (retorno sobre o investimento) ou a taxa de conversão
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