O que são palavras-chave?De forma muito sintetizada,
palavras-chave (ou
keywords), são termos compostos por uma ou mais palavras e representam a forma como um utilizador escreve na sua pesquisa online.
Palavras-chave de cauda longaAs palavras-chave de cauda longa, ou long tail keywords, são palavras-chave compostas por
4 ou mais palavras, representando uma pesquisa mais pormenorizada.
Por serem mais específicas, possuem um baixo volume de pesquisa e concorrência mais reduzida, no entanto, por outro representam com maior proximidade o conteúdo que pretende divulgar. Este último aspeto é especialmente importante no que diz respeito à definição das keywords durante a criação de um anúncio no Google ads: quanto mais específicas forem as palavras-chave definidas, maior a probabilidade de o anúncio surgir apenas a pessoas que procuram por esse produto/serviço em específico, diminuindo assim a probabilidade de pagar por cliques de visitantes que não procuram propriamente por aquilo que a sua empresa oferece.
O mesmo acontece numa estratégia de marketing de conteúdo: as palavras-chave do tipo
long tail podem colocar a sua página numa posição mais alta no ranking dos resultados, uma vez que tal como mencionado anteriormente, possuem uma concorrência mais baixa, sendo portanto mais fácil de obter um bom posicionamento nos motores de pesquisa.
Considere o seguinte exemplo:Se utilizar palavras-chave como "
caixa", "
madeira" e "
infusões", que correspondem a pesquisas mais amplas, dificilmente o seu produto irá surgir a alguém que tenha interesse nele, acabando por ficar "perdido" no meio de uma grande diversidade de resultados diferentes.
No entanto, se optar por "
caixas de madeira para guardar infusões", por ser um termo de pesquisa mais específico, as probabilidades do seu produto ser encontrado aumentam exponencialmente.
Vantagens de utilizar palavras-chave de cauda longaCliques mais qualificadosConforme mencionado anteriormente, as
long tail keywords são mais assertivas e específicas, atraíndo portanto cliques de visitantes que efetivamente estão à procura do produto que a sua marca oferece.
Menor taxa de rejeiçãoAo atrair cliques mais qualificados, a probabilidade de os visitantes abandonarem o seu website sem qualquer tipo de interação diminui, contribuindo assim para a diminuição da chamada
taxa de rejeição (ou
bounce rate).
Melhoria do posicionamento orgânicoTal como já foi explicado, a opção por palavras-chave de cauda longa numa estratégia de
marketing de conteúdo acaba por gerar resultados mais rápidos no que diz respeito ao posicionamento nos resultados de pesquisa (SERP), uma vez que a concorrência é menor.
Para além disso, importa ainda considerar que uma taxa de rejeição reduzida é interpretada pelo Google como um sinal de interesse e relevância do conteúdo do seu website, contribuindo também para melhorar o seu posicionamento orgânico.
Como utilizar uma estratégia de palavras-chave de cauda longa
1 - Faça uma pesquisa de palavras-chaveComece por definir quais são os termos mais relevantes para o seu negócio.
Para o auxiliar no processo, pode utilizar ferramentas como:
Keyword Planner,
SEMrush,
Keyword Tool ou o
Ubersuggest.
2 - Utilize sinónimosNa hora de definir as
keywords, é importante colocarmo-nos no lugar do consumidor e pensar no tipo de palavras-chave que estes poderão utilizar para pesquisar pelo seu produto, e a verdade é que nem sempre utilizam as palavras que por vezes imaginamos. Por esse motivo, é importante utilizar diferentes sinónimos, de forma a aumentar a probabilidade de acertar nos termos de pesquisa utilizados pelos potenciais clientes.
3 - Tenha em atenção ao tamanhoAs palavras-chave de cauda longa devem possuir, pelo menos, 4 palavras. No entanto isso não significa que deva trabalhar palavras-chave demasiado extensas tornando-as demasiado específicas. Procure manter o equilíbrio entre
keywords que não sejam demasiado genéricas nem demasiado específicas.
4 - Produza conteúdo de qualidadeA produção de conteúdo de qualidade é uma 'regra de ouro' que se aplica em qualquer estratégia que envolva a criação de conteúdo.
Preocupe-se em produzir conteúdo que responda às questões e necessidades dos seus clientes, conciliando-os com a utilização de
long tail keywords.
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