Um website responsivo é um tipo de website que se adapta a qualquer dispositivo independentemente do tamanho do ecrã.
1. Melhoria da experiência do utilizadorA
experiência do utilizador é um fator essencial a considerar quando planeia o seu website.
Se um visitante ao navegar pelo seu website encontrar, por exemplo, elementos desalinhados, letras pequenas ou elementos clicáveis difíceis de aceder, o mais provável é que este abandone o seu site, perdendo uma possível conversão.
2. O acesso a websites via dispositivos móveis tem vindo a aumentarNão é novidade que a utilização de dispositivos móveis para o exercício de diferentes atividades tem vindo a aumentar.
De acordo com o
Statista, no 1º trimestre de 2021 o acesso através de dispositivos móveis representaram cerca de 55% do tráfego mundial.
3. Diminuição da taxa de rejeiçãoEste é um fator fortemente relacionado com o ponto 1 mencionado anteriormente. Se o utilizador tiver uma experiência bastante negativa, o mais provável é que este saia do site sem qualquer tipo de interação, aumentando assim a taxa de rejeição. Este é um fator especialmente importante na medida em que uma
taxa de rejeição muito elevada pode ser interpretada pelo Google como uma página com pouca relevância, afetando assim o seu posicionamento nos resultados de pesquisa.
4. Aumento das vendasComo já vimos anteriormente, o acesso a websites através de dispositivos móveis tem vindo a aumentar cada vez mais. Isto significa que o volume de compras online feitas através destes dispositivos está também ele a aumentar.
Se a sua loja online estiver adaptada a qualquer tipo de dispositivo, a probabilidade de o visitante efetuar uma compra aumenta.