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SMO: O que é e qual a sua importância?

08 ago,2022

A otimização de mídias sociais, ou SMO, abreviação do termo em inglês Social Media Optimization, é uma área do marketing digital que está em crescente importância para os empresários.

Trata-se de um processo em que são utilizadas as redes sociais para a criação de uma publicidade específica, além da conscientização de uma determinada marca, produto ou serviço.

Essa estratégia ajuda a criar conscientização sobre uma merca ou empresa nesses sites de redes sociais gigantes, e também permite explorar o mercado para promover a marca e estabelecer a reputação da mesma.

Os melhores serviços de SMO global incluem várias grandes redes sociais, como:
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Pinterest;
  • Twitter

A SMO cria uma conformidade entre clientes formalizados e clientes em potencial para impulsionar negócios.

Essas técnicas divulgam desde uma administração de condomínios em São Paulo até corporações agropecuárias, dentro dessas plataformas sociais, entre outras que chegam de tempos em tempos ao ambiente digital.


Otimização de mídia social
A otimização de mídia social envolve determinar qual conteúdo tem o melhor desempenho para uma marca nos canais de rede social e, em seguida, replicar esse sucesso.


Para colocar em prática, é preciso descobrir que tipo de conteúdo o público-alvo deseja, onde a marca se encaixa no mundo das redes sociais e, em seguida, executar e reavaliar a abordagem junto aos leads, ou seja, os clientes em potencial.


A ideia é colocar todo conteúdo na frente do maior número possível de pessoas. O objetivo do SMO é maximizar a presença digital via conexão remota por meio de canais sociais para colher o máximo de benefícios para os negócios.


A implementação de um planeamento é necessário, para assim ganhar o devido espaço nas redes sociais. Isso inclui, mas não se limita, a escolher as plataformas certas para criar conteúdo original, encontrar influenciadores e converter seguidores em tráfego do site.


O marketing de rede social pode ser uma fonte enorme de tráfego de sites em quase todos os setores que você possa imaginar. Muitos usuários das plataformas de rede social as usam para pesquisar produtos.


A rede social, qualquer uma delas, é uma ferramenta de marketing porque, quando alguém segue a empresa que fornece corrimão de inox para escada ou se inscreve em determinada conta, eles consentem e demonstram interesse cm consumir um conteúdo personalizado.


As pessoas que usam as redes sociais estão consumindo principalmente conteúdo. Assim, uma empresa pode usar isso a favor da marca para destacar problemas ou tópicos que a marca aborda.


A maioria das pessoas precisa de vários conteúdos de uma única marca antes de realizar qualquer ação. Com tantas pessoas gastando tanto tempo nas redes sociais, se mostra a oportunidade para que marcas permaneçam na mente dos potenciais compradores.


Redes sociais impactam o mundo dos negócios
Interagir com amigos e familiares a longa distância tem sido uma grande preocupação há séculos. Mas agora, a comunicação ficou muito mais fácil e rápida com a presença das redes sociais.

A partir de 2006, plataformas sociais como Facebook e Twitter se tornaram populares em todo o mundo. No Brasil, a febre do Orkut durou um longo período, mas apenas alguns sites ainda perduram como algumas das redes sociais mais populares da Internet.


Por outro lado, o uso das redes sociais sofreu uma mudança drástica. As empresas começaram a usá-las para estabelecer o reconhecimento de marca de garrafa personalizada com nome de grandes corporações, além da reputação online e interação com o cliente para criar engajamento.


O papel das redes sociais no mercado empresarial e consumidor é inegável. Reflete a mudança de comportamento dos consumidores utilizada pelas marcas para construir comunidades de interação e divulgação das novidades.


Assim, o impacto das redes sociais nos negócios está levando a popularidade para além do papel central de mera comunicação de informações.


A relação do SMO com a prática de SEO
O SMO pode ser descrito como uma espécie de subcategoria de otimização de mecanismos de pesquisa, o SEO (Search Engine Optimization), um processo no qual os webmasters otimizam os sites para obter melhores classificações de pesquisa.


Com SEO, a ideia geral é que, quanto mais cliques uma empresa que trabalha com gerador silenciado estiver recebendo, mais alta será classificada nos mecanismos de busca.


Sendo assim, as empresas trabalham o máximo que podem para empregar táticas que levem a mais cliques, como:

  • Backlinks;
  • Criação regular de conteúdo;
  • Inbound marketing;
  • Segmentação por palavras-chave

A ideia é geralmente a mesma com SMO. Quanto mais engajamento o conteúdo de uma página obtiver, maior será a classificação nas pesquisas nas plataformas de busca, principalmente o Google.


Dessa forma, as empresas focadas em aumentar a visibilidade nas redes sociais trabalham para criar conteúdo que sabem que vai gerar engajamento junto aos seguidores.


Quanto mais seguidores uma empresa tiver, maior o engajamento que ela poderá obter.


Além disso, à medida que se torna cada vez mais difícil para as empresas subirem nas classificações nos mecanismos de pesquisa, esses sites de pesquisa estão usando cada vez mais os resultados de pesquisa social como um fator importante nas classificações.


Importância e benefícios do SMO
A partir do momento que um empreendedor se insere no mundo dos negócios, é muito importante perceber o quanto o público-alvo está confiando nas redes sociais.


As plataformas online permitem que os usuários compartilhem opiniões sobre marcas e empresas, produtos e serviços prestados por fabricantes de portão de alambrado, entre outros setores produtivos.


Isso fornece uma visão de imagem pública da marca e das necessidades dos consumidores. Também ajuda na realização de pesquisas de mercado.


Ao realizar o SMO, a empresa ganha a capacidade de capitalizar o tráfego que atrai para a loja online. Na verdade, o Social Media Optimization pode levar mais tráfego direcionado com a condição de ser aplicado corretamente.


O que leva a 5 benefícios relacionados ao SMO, apresentados a seguir.


1 - Seja socialmente amigável:


As plataformas dedicadas às redes sociais são bem-sucedidas pelo enorme número de usuários, assim como pelas vezes que o mesmo usuário os acessa.


Além disso, diferentes plataformas de rede social têm um tipo diferente de público com necessidades semelhantes. Então, toda empresa precisa de estratégias de marketing digital buscando resultados satisfatórios.


2 - O meio de comunicação

Social Media Optimization ajuda a diminuir o nível de dificuldade de entrar em contacto com os clientes. Esses sites provam ser a fonte de comentários honestos dos usuários. Isso diminui as chances de uma empresa perder um ponto de comunicação.


3 - Aumenta o alcance
O SMO permite que os clientes entrem em contato com a empresa como bem entender, dentro dos próprios termos. Então, é mais como oferecer em vez de impor.


Podem ser empregados diferentes tipos de mídia como vídeo e áudio, e que podem ser acessados de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.


Ajuda a compartilhar os pensamentos, filosofia, visão e valor corporativo no sentido exato.


4 - Melhor Tráfego
Garante que o tráfego, acessando os serviços, seja aquele que os procura. É um dos benefícios mais importantes do SMO para qualquer negócio.


Os consumidores veem uma empresa participando de diferentes tendências. Isso desperta a curiosidade no público sobre quem é, o que realmente faz.


5 - Melhorar a classificação
SMO é semelhante ao SEO. Resultados eficazes também resultam em melhorar a classificação em diferentes mecanismos de pesquisa, o que, por consequência, traz tráfego mais eficaz.


Dicas para otimizar a estratégia de rede social
Levando em conta que os públicos, formatos e frequências variam de acordo com cada plataforma, é preciso considerar as dicas apresentadas a seguir.


1 - Adeque imagens e vídeos para cada rede social
Cada plataforma tem caraterísticas próprias que devem ser exploradas para potencializar os resultados.


Por exemplo, infográficos e vídeos explicativos realizados por produtoras de filmes funcionam muito bem no Linkedin, enquanto vídeos de 30 segundos são especialmente eficazes no Instagram.


O Twitter recebe textos com poucos caracteres e o Facebook possui espaço dedicado para empresas.


2 - Otimize os títulos do conteúdo
Os objetivos mais importantes em uma estratégia de rede social devem ser promover a interação com o público e gerar tráfego para o site, de onde se pode gerar conversões e orientar os visitantes pelo funil de vendas.


3 - Atualize as informações dos perfis sociais
Voltando ao objetivo de gerar tráfego para um site corporativo, ou um e-commerce, é importante que se tenha atualizado e completado todas as informações sobre a empresa em todos os perfis das redes sociais.


4 - Saiba os melhores dias e horários para postar
Existem empresas que publicam um tweet a cada 15 minutos sobre os benefícios das torres de resfriamento de água para o setor industrial.


Há outros segmentos que publicam no Facebook três vezes por dia, e as mais diversas organizações que o fazem apenas uma vez por dia.


O melhor é descobrir a hora do dia em que o cliente está online, e assim publicar as atualizações nas redes sociais durante esse período.


Conclusão
As plataformas construídas no formato de redes sociais mudaram para sempre a forma como as empresas comercializam para os clientes, criando oportunidades para as marcas construírem relacionamentos mais fortes e pessoais com eles.
Há diversas maneiras de como as pessoas podem aumentar a visibilidade e engajamento nas redes sociais, e o emprego correto sempre vai ajudar a gerar mais vendas por meio do Social Media Optimization.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Imagem: Aumento de vendas foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com



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