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Automação de Marketing: O que é, benefícios e como implementar

02 set,2022

chatbot
A automação de marketing (também conhecida como marketing automation), refere-se à utilização da tecnologia de forma a automatizar processos, com o objetivo de aumentar a eficiência de determinadas ações no marketing, mantendo no entanto um relacionamento personalizado com as leads.
Por outras palavras, o marketing automation permite a uma empresa realizar processos de forma automática, que de outra forma teriam de ser feito manualmente significando uma maior perda de tempo e de eficiência.

O objetivo da utilização de ferramentas de automação de marketing é gerar e nutrir leads fazendo-as avançar no funil de vendas com o objetivo de completarem uma compra, convertendo-as assim em clientes. Para tal, a tecnologia poderá ser aplicada em ações como envio de e-mails, utilização de chatbots, ou a calendarização de posts nas redes sociais.

Benefícios da Automação de Marketing

Aumenta a eficiência no funil
A automação de marketing permite otimizar o tempo despendido pela equipa a melhorar o relacionamento com as leads e a abordá-las nos momentos certos (nutrição de leads).
Assim, ao abordar a lead certa no momento certo, consegue aumentar o número de vendas sem a necessidade de grande tempo investido.

Maior personalização
As ferramentas utilizadas para o processo, permitem enviar mensagem mais personalizadas para os clientes não só ao nível do envio com o nome do utilizador, mas também em função dos seus interesses. Para além disso, através da automação de marketing é possível, por exemplo, enviar e-mails a celebrar datas comemorativas, como por exemplo o aniversário de um cliente.

Estas ações personalizadas, são cada vez mais valorizadas pelo consumidor, e permitem uma maior aproximação entre a marca e o cliente.

Otimização de processos e Redução do CAC
Conforme mencionado anteriormente, a automação de marketing permite otimizar processos que de outra forma seriam dispendiosos ao nível do tempo investido. Essa otimização permite que o tempo seja investido em outras ações que permitam atrair mais clientes, com o mesmo investimento.

Maior controlo
A automação de marketing confere um maior controlo e assertividade nas ações de marketing da empresa, uma vez que permite definir com maior precisão o tipo de comunicação a dirigir de acordo com o perfil de cada cliente.

Principais funcionalidades de uma ferramenta de Automação de Marketing
Conforme já explicado, o marketing automation visa reduzir o trabalho manual, conferindo uma maior agilidade e otimização de alguns processos da empresa.



Uma ferramenta de automação de marketing dispõe de funcionalidades como:

Fluxos de automação
A criação de fluxos permitem criar sequências automáticas (de mensagens ou de ações), com o objetivo de melhorar a relação com as leads, em diferentes momentos no funil de vendas (como por exemplo envio de dicas ou lembretes de carrinhos abandonados).

E-mail marketing
O e-mail marketing é um ótimo canal de divulgação de conteúdos, sendo uma das principais ferramentas do marketing automation.
A automação de marketing permite o envio de, por exemplo, e-mails personalizados, e-mails de remarketing ou campanhas de marketing segmentadas.

Gestão e monitorização de leads
De forma a fazer avançar as leads pelo funil de vendas, é preciso conhecer o máximo de informação sobre elas e em que fase do processo de compra se encontram, de forma a garantir que os estímulos são dados à lead certa na altura certa.
Para isso, através da automação de marketing é possível armazenar toda a informação das leads e o histórico de interação com a marca.

Relatórios
Após a implementação de qualquer estratégia, é imprescindível proceder a uma análise dos resultados.
Por esse motivo, uma ferramenta de automação de marketing deve disponibilizar relatórios sobre as conversões ao longo das etapas do funil, bem como de eventuais campanhas que possam ser realizadas.

Como implementar a Automação de Marketing?

1 - O planeamento é essencial
Tal como para qualquer estratégia de marketing, a automação de marketing deve começar por um planeamento cuidado.
Comece por definir quais os objetivos que pretende alcançar (esses objetivos devem ser SMART), e a sua persona, bem como a jornada que ela percorre.

2 - Trabalhe a base de dados
Para implementar uma automação de sucesso, é necessário possuir uma base de dados bem construída, com dados importantes, como por exemplo o nome, a localização ou a profissão. Esses dados deverão ser definidos tendo em conta os objetivos que pretende atingir.

3 - Produza conteúdos
Tendo em conta aquilo que a sua empresa oferece e os interesses da sua persona, comece a produzir conteúdos que sejam relevantes e que a possam auxiliar durante o processo de compra, ou seja, invista no marketing de conteúdo.
Desta forma, terá material que sirva não só para a angariação mas também nutrição das leads ao longo do funil.

4 - Escolha e utilize a ferramenta de marketing automation
Uma vez definidos os objetivos, estruturada a base de dados e produzidos os conteúdos, é altura de escolher a ferramenta de automação a utilizar, e começar a aplicar a tecnologia.

5 - Monitorize, avalie e otimize resultados
À semelhança do que acontece com outras estratégias de marketing, sempre que uma estratégia é implementada, é importante acompanhar o seu desempenho, e no final avaliar se os objetivos definidos inicialmente foram atingidos e avaliar a necessidade de implementar eventuais alterações.


Image by upklyak on Freepik


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